Tron- uma odisséia eletrônica: Quando Surgiram os anos 80 todos ainda estavam impressionados com os efeitos especiais visto em Guerra nas estrelas foi quando em 1982 surgiu Tron: uma odisséia eletrônica e o mundo mais uma vez se impressionou, o filme se destaca pelo visual, sendo um dos primeiros filmes a utilizar efeitos especiais de computação gráfica de uma forma tão ampla criando um mundo virtual que empolgava todos quando as primeiras cenas eram mostradas, o mundo de tron foi criado através da linguagem CGI que hoje é muito utilizada para de efeitos especiais de filmes com baixo orçamento como o filme Distrito 9 (Distrito 9 custou apenas 30 milhões de doletas, quantia muito abaixa para os padrões americanos) Tron é mostrado cinematograficamente um dos primeiros conceitos sobre uma realidade virtual estável.
Blade Runner- O caçador de andróides: A tecnologia dos efeitos especiais vinha evoluindo a passos gigantes e foi no mesmo ano de Tron que surgi o filme Blade Runner- O caçador de andróides um marco da ficção científica tanto pelo roteiro quanto pelos efeitos especiais o filme se passa no ano de 2019, mas creio que Ridley Scott e sua equipe estavam mesmo era prevendo o futuro, pois cenas com outdoor como gigantescos telas de tv não são novidade no mundo atual, mas é claro que esperar que daqui a oito anos tenhamos congestionamentos de carros nos céus é pedir de mais, nesse filme fica claro mais uma vez que metrópoles é uma grande influencia para grandes diretores consagrados hoje.
Aliens - o regate: James Cameron já vinha se firmando como grande contribuinte para a evolução dos efeitos especiais desde seu primeiro Exterminador do Futuro equiparando-se George Lucas e Steven Spielberg, tanto que na década de 90 criou a Digital Daemon empresa criada só para cuidar de efeitos especiais de filmes tal como a sua concorrente Industrial Light Magic de George Lucas. Aliens - o regate é um espetáculo áudio visual se conseguiu se tornar melhor que o primeiro título da série tanto na historia como nos efeitos especiais destaque para as cenas de explosões do planeta colonizado pelos humanos e diferente do que foi mostrado ou ocultado no primeiro filme pois tinha que manter um suspense sobre a aparência dos Xeromorfos nesse ele aparece sem timidez e em muito mais quantidades sobrando espaço para bastante ação e adrenalina.Uma coisa interessante em "Aliens" é a sua temática: a princípio poderíamos pensar que o filme seguiria a linha "salve-se quem puder", mas a medida que o filme se desenrrola percebemos que o tema é a... maternidade! Sim, basta notar que ambas espécies, a humana e a alienígena, fazem de tudo para proteger suas crias.
Viagem Insólita: Parte da boa safra de divertidas obras de ficção científica produzidas na década de 80 tinha o dedo do produtor e diretor Steven Spielberg no meio e que vinha sendo chamado de Rei de Midas do cinema e essa não ia ser diferente Viagem Insólita é mais uma obra responsabilidade de Spielberg o filme mostra Dennis Quaid miniaturizado e colocado dentro de Martin Short, a historia não passa de um filme da sessão da tarde de luxo, mas as imagens do interior do corpo humano vencedoras do Oscar de efeitos especiais realmente cativaram o publico, vale lembrar ainda que Viagem Insólita ajudou a projetar os nomes de Dennis Quaid e Meg Ryan, na época uma estrela em ascensão.
Uma Cilada para Roger Rabbit: Quem nunca quando criança quis entrar na TV para brincar e ou conhecer seu personagem preferido imaginando como seria se eles existissem de verdade, pois bem em uma cilada para Roger Rabbit mais um filme divertido de Robert Zemeckis e mais uma vez com toques de Steven Spielberg era mais perfeita interação entre personagens de animados e atores jamais vista, foi fácil convencer que personagens animados como pica pau e Pernalonga viviam em nosso mundo e apartir dai o publico voltaria ter interesse em animações como mostrou o sucesso da Disney nessa area nos anos seguintes.
O segredo do Abismo: James Cameron ultrapassa a barreira do infilmável e leva sua equipe para as profundezas de um imenso tanque no filme "O Segredo do Abismo" que apresenta várias seqüências com efeitos especiais espetaculares, uma belíssima fotografia submarina feita de uma limitada para época, mas nada interferiu no processo criativo de Cameron em conduzir seu projeto e o resultado, tecnicamente, reforça o talento do diretor para com sua visão visionária e relação com tecnologia de efeitos especiais, computação gráfica, algo realmente impressionante para a época, um verdadeiro avanço. Mas a verdadeira estrela dessa ficção cientifica é a criatura feita de água, totalmente criada por computadores.
O vingador do Futuro: O diretor Paul Verhoeven Levou o fortão “Arno Xuazeneguer” até marte e criou um visual tão exuberante que nos fez ter certeza que a vida no planeta vermelho não consiste em apenas em alguns microorganismo fossificados. A obra é baseada em um conto de Phillip K. Dick (o mesmo autor de “Blade Runner”) e brinca com a idéia de sonho e realidade, deixando o espectador tenso e confuso em querer identificar quem é a favor do mocinho e quem é o vilão o filme se passa no longínquo ano de 2084 (mas não tão longe a ponto deles aposentarem a britadeira).
Com um orçamento reduzido O passageiro do Futuro impressionou por uma sequência totalmente digital, feitos com gráficos de computador para simular a utilização de tecnicas de realidade virtual. O Passageiro do Futuro revolucionou os efeitos especiais no cinema e se tornou um dos filmes mais na época. A computação gráfica e inovadoras técnicas visuais dão vida a um fantástico mundo artificial onde a mente frágil de um jardineiro é utilizada em experiências científicas. Com seu poder mental ampliado ao extremo, ele se transforma num ser absoluto cujo cérebro é capaz de destruir qualquer coisa.