O Stuxnet é o vírus do bem?


Já estamos acostumados a ouvir ou mesmo por experiência própria a perceber de como os vírus são capazes de causar prejuízos e ou no mínimo muita dor de cabeça, pois bem com Stuxnet não é diferente e é possível que você esteja com ele alojado em sua maquina, mas calma, antes de entrar em desespero e chamar o técnico ou se irritar com seu antivírus você precisa sabe que o Stuxnet é inofensivo ao menos que você possua uma centrifuga para enriquecer urânio em sua casa, aí então ele pode causar danos em seu Sistema.
Stuxnet é um Worm criado para lutar pelo bem e diferente dos anos 90 que eles eram usados por vândalos e dessa primeira década do século XXI que são usados para causar fraudes que podem chegar a milhões de dólares o Stuxnet pode estar dando inicio uma nova onda de ataques “O terrorismo cibernéticos”,mas quem é que define quem são os bons e os maus hein? A empresa russa desenvolvedora de antivírus Kaspersky Lab lançou um comunicado descrevendo o Stuxnet “Um protótipo funcional e temível de uma cyber-arma que dará início a uma nova corrida armamentista no mundo.” É claro que a empresa não se refere a uma corrida a armas físicas e sim armas virtuais. Em julho do ano passado, uma reportagem da agência Reuters informou que Israel estaria investindo em ciberguerra. Na época, um especialista do exército norte-americano, Scott Borg, comentou que um vírus poderia ser criado para "travar ou danificar os controles de usinas nucleares" e que "um pen drive infectado seria suficiente". Coincidência ou não, este foi o mesmo esquema de ataque usado pelo Stuxnet.
         O worm ataca programas que rodam controle de aquisição de dados, os chamados Scada como o programa da empresa alemã Siemens usado para controlar oleodutos, plataformas de petróleo centrais elétricas e usinas nucleares como a do Irã que foi atacada ano passado especialistas dizem que a melhor forma dele entrar na rede de uma empresa é invadir “fisicamente” a casa de um funcionário aí é só esperar que ele leve o vírus através de um pendrive, toricamente, o programa mexe em motores, correias de transporte e bombas não só é capaz de parar uma fábrica como até fazer uma maquina explodir, no caso do Irã ele fez com que as centrifugas girassem uma velocidade 40% a mais rápido do que o normal tendo em vista que uma centrifuga gira em torno de 1000 RPM por segundo essa aceleração era de 15 minutos diários para não da na vista, esse processo é feito para aumentar o urânio 235 encontrado na natureza para urânio 238 isso fez com que os projetos nucleares iranianos fossem atrasados dando tempo das nações unidas tomarem alguma decisão.
        Isso me fez até me lembrar de do filme Duro de Matar 4.0 onde se fala de“Queima Total” que trata-se de um ataque sistemático, onde hoje em dia tudo é controlado por computadores Comunicação, transportes, energia etc... Será que a ficção vai virar realidade e olha que nem falei sobre Skynet do filme Exterminador do futuro ou do filme Matrix.
 

0 comments

Leave a Reply