Para os filmes de M Night Shyamalan não existem meios termos ou as pessoas amam ou simplismente odeiam e esse odiar é justamente por não conseguirem entender as propostas em seus filmes, Shyamalan diferente de seu grande ídolo inspirador Steven Spielberg que utiliza bastante de efeitos pirotécnicos para incrementar seus filmes, coisa muito comum em Hollywood ele prefere explorar o lado mais humano de seus personagens. O diretor tem uma visão para trazer o fantástico para o mundo real, imaginando tudo como se acontecesse realmente. Fé e religião são temas recorrentes em suas obras como podemos observar em Olhos Abertos (esse aqui foi refilmado e a chamado de Vanilla Sky para poder passar nos estados Unidos, pois como sabemos americanos não assistem filmes estrangeiros, não sei se por preguiça de ler a legenda ou por puro preconceito com o que vem de fora, me lembro que assisti este no cine belas-artes em uma época que lá realmente passava filmes artes), sexto sentido e sinais.
M Night Shyamalan consegue segurar o suspense e o nervosismo do publico até o momento da reviravolta final e é justamente aí que o publico se divide e ou amam ou odeiam seus filmes, pois desde sexto sentido Shyamalan não consegue criar um final tão surpreendente quanto aquele, outro detalhe peculiar em seus filmes é fato dele sempre fazer uma ponta igual tal seu outro grande mestre Alfred Hitchcock, é ele o médico em O Sexto Sentido, O traficante em Corpo Fechado, homem que atropela esposa de Gibson em Sinais, o guarda lendo Jornais no final de A Vila e também o escolhido pela Ninfa no filme a Dama da água esse ultimo era uma estória que ele inventou para contar para seus filhos antes de dormirem. O diretor usa o prestigio que ganhou em Hollywood para fazer o que bem entender em seus filmes é ele quem dirige, roteiriza e produz seus filmes. M Night Shyamalan pecou e não conseguiu manter sua originalidade ao dirigir seu primeiro filme com roteiro adaptado que foi o Ultimo Mestre do ar e tanto os fãs do anime quanto seus fãs não gostaram do filme. Bem o diretor ainda tem muito a contribuir no cinema e basta agente torcer para que ele faça algo tão surpreendente quanto Olhos Abertos e sexto sentido.
Comparando filmes pirotécnicos com filmes na visão de M Night Shyamalan.
- Sexto Sentido é a sua maneira de ver o tema trabalhado em O Grito e O Chamado,
- A Dama na Água é a sua maneira de ver o tema trabalhado em O Senhor de Anéis e Narnia,
- Fim dos Tempos é a sua maneira de ver filmes catástrofes como em 2012, Impacto Profundo e o Dia Depois de Amanhã,
- Sinais é a sua maneira de ver ficção científica como em Independence Day ou Guerra dos Mundos.
- Corpo Fechado ele dá a sua visão de uma estória de super-heróis no mundo real, sua versão de Batman, Superman e Homem Aranha,
- Em A Vila ele dá a sua versão de filmes de monstros como em o O Lobisomem, Grito de Horror.
não sabia que olhos fechados era dele.
AHUAHUHauhau olhos fechados é do Kubrick.
O Sexto Sentido é muito bom! Dama na água e A Vila é mais ou menos... mas Sinais e Fim dos tempos :S errr... !! ninguém merece!!