Evolução dos Efeitos Especiais no Cinema-Parte 3


O exterminador do futuro 2: Mais uma vez Cameron ajudou a evolução efeitos visuais em celulóide e essa continuação do seu primeiro Exterminador torna-se melhor que o primeiro filme (realmente ele sabe fazer uma continuação Aliens- O resgate que o diga). Quando James Cameron acabou de filmar o segredo do abismo a criatura feita de água deu asas para a criação de seu T-1000 um andróide futurista feito de metal liquido que se tornou a primeira criatura digital a interagir de igual para igual com atores de verdade, apesar de algumas pessoas acharem dúbias as atuações de “xuazerneguer” e realmente creen que ele seja só andróide inexpressivo. 

 
Jurassisc Park: Deus cria os dinossauros, Deus destrói os dinossauros, Deus Cria o homem, o homem destrói Deus e um homem cria os dinossauros e esse homem era Steven Spielberg, na primeira metade da década de 90 o que mundo inteiro se perguntava era como Spielberg ressuscitou os dinossauros? Spielberg foi um dos grandes contribuintes para evolução dos efeitos especiais no cinema, mas com Jurassic Park de 1993 ele se superou. O diretor levou seu projeto baseado no livro homônimo de Michael Crichton ao seu amigo George Lucas e junto com sua equipe de mágicos da Industrial light Magic que o convenceram que a computação gráfica já estava suficiente evoluída e pronta para ser usada em escala gigantesca tal qual o filme se tornou e pensar que o Spielberg tinha em mente em usar slow motion para dar vida às criaturas.

 
O maskara:Uma interação nota 10 entre ator e computação gráfica foi o resultado no filme O maskara de 1994 é claro que o rosto de maleável de Jim Carrey ajudou bastante a equipe técnica que deu vida à história de HQ criada no inicio dos anos 80 e o que pode ser visto nas telonas foi uma bela homenagem aos desenhos animados e muita violência mentirinha é claro, tal igual ao mundo dos desenhos.



Toy store Vs Cassiopeia:Toy store tem como fama ser o primeiro filme feito inteiramente em computadores, apesar das coisas não serem bem por aí não, quando Toy Store chegou aos cinemas adultos e crianças se encantaram e se emocionaram com os brinquedos vivos da Pixar e daí para frente a Pixar não pararia mais de nos encantar, mas o que muitos não sabem é que o Brasil antes dos toys invadirem as telonas  já tinha um projeto  a caminho que era a animação Cassiopeia. O filme conta a história do planeta Atenéia, localizado na constelação de Cassiopéia, que um dia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar sua energia vital, mas ao ser divulgado uma matéria em uma revista sobre o desenvolvimento do filme a Disney junto com a pixar aceleram a produção de seu filme e apesar de Toy Store chegar antes as telas alguns detalhes técnicos fazem com que cassiopeia seja o primeiro filme de animação totalmente digital, como a ausência escaneamento exterior e vetorização de modelos reais. Foi uma briga entre Davi e Golias, mas deixo as horárias para cassiopeia por ter usado uma vontade gigantesca e recursos mínimos. Vale a pena lembrar que o único lugar do mundo que reconhece a invenção do avião pelos irmãos Watson é próprio E.U.A o resto do mundo da os créditos ao nosso Santos Dumont.

Independence Day: Uma palavra que resumi o Filme independence Day é extravagância, o filme que um das maiores bilheterias da historia do cinema Invadiu o mundo junto com suas naves gigantescas e quase tudo que era efeitos especiais existentes até o momento foram usados nesse filme, desde maquetes até modernos gráficos digitais o filme é uma roupagem nova do filme a Guerra dos Mundos de 1953 que fora adaptado do livro clássico de H.G Welles. 

Matrix: Os irmãos Waschowski colocaram em duvida a nossa existência e os fãs do estilo cyberpunk foram ao delírio, o filme faz varias referencias a quase todos os “ismos” que podem existir, budismos, messianismos etc. passando por filosofia de Decartes e Platão como também por animações Gosht in the Shell e Akira. Mas o que foi um show a parte foram os efeitos especiais que marcaram mais um ponto na escala evolutiva, quem não se lembra do efeito Bullet Time (velocidade da bala) e na época pelas dificuldades te transformar imaginação em realidade (sem os trocadilhos) quase o filme se torna um animação.

 
Avatar: Dando um salto de 10 anos surgi Avatar e não que durante a ultima década os efeitos tenham parado de evoluir ou impressionar, como posso até citar o senhor dos anéis, mas desde que dinossauros, andróide e gigantescas naves deixaram o imaginário e pode ser vista com uma realidade impressionante como nunca vista antes parecia que tudo tava era mesmo parado, mas eis que Cameron mais uma vez com sua imaginação incrível ressuscitou uma idéia antiga e até então abandonada pelo cinema, o 3D. O desenvolvimento de Avatar começou a ser trabalhado por James Cameron em 1994, tendo escrito o rascunho de um roteiro, com cerca de 80 páginas, sendo esse seu primeiro filme após Titanic. As filmagens deveriam ter sido iniciadas logo após esse filme, e Avatar seria lançado em 1999, mas, de acordo com Cameron, a tecnologia necessária para produzir o filme a partir de sua visão ainda não estava disponível. Cameron iniciou a finalização do seu roteiro e universo ficcional no início de 2006 O filme foi lançado em 2D, 3D - usando os formatos RealD 3D, Dolby 3D, XpanD 3D e IMAX 3D - e também em 4D, na Coréia avatar colocou os efeitos especiais em um novo patamar e o 2 segundo vem aí se depender do histórico de Cameron o 2º vai ser melhor que o primeiro. Qual será o próximo passo do cinema, colocarmos capacetes e nos conectar ao ponto de tornamos personagens dos filmes? Bem, isso só tempo dirá.


*Algumas Informações foram retiradas do site Wikipédia respondendo a pergunta feita em um comentário na parte 2 por um leitor anônimo, aguardo mais comentários e obrigado e até o próximo Post.  

0 comments

Leave a Reply